Não desista: diga a Deus exatamente como você se sente

POR RICK WARREN - 22 DE MAIO DE 2018

“Eu não posso ficar quieto! Estou com raiva e amargo. Eu tenho que falar ” (Jó 7:11 GNT).

Deus pode lidar com suas emoções - afinal de contas Ele as deu para você! Ele pode lidar com sua raiva, questionamentos, medo, dúvidas, tristeza e até mesmo suas queixas. Seja honesto; diga a Deus. Tire isso dos seus ombros. Derrame suas entranhas! Diga a Deus exatamente como você se sente: “Deus, eu estou ferido!” Isso é exatamente o que Jó fez.

Jó foi brutalmente honesto com Deus: “Não posso ficar quieto! Estou com raiva e amargo. Eu tenho que falar ” (Jó 7:11 GNT). Ele continuou a descarregar nos versos seguintes: “Por que você me mantém sob guarda? Você acha que eu sou um monstro marinho? Deito-me e tento descansar; Eu procuro alívio da minha dor. Mas você - você me apavora com sonhos; você me envia visões e pesadelos até que eu prefira ser estrangulado a viver neste corpo miserável. Desisto; Estou cansado de viver. Me deixe em paz. Minha vida não faz sentido. Por que as pessoas são tão importantes para você? Por que prestar atenção ao que eles fazem? Você as inspeciona todas as manhãs e as testa a cada minuto. Você não vai desviar o olhar por tempo suficiente para eu engolir meu cuspe? Você é prejudicado pelo meu pecado, seu carcereiro? ” (Jó 7: 12-20 GNT).

Se você fosse Deus, como você reagiria a isso? Talvez ficar com raiva? Foi isso que Deus fez? Não! Porque Deus entendeu Jó. Deus também entende você e Ele entende sua mágoa. Deus não fica surpreso quando você diz: “Deus, eu não gosto disso. Isso fede. Dói! Quem você acha que criou essas emoções? Quem você acha que lhe deu a capacidade de ficar com raiva e expressar esses sentimentos? Deus fez! Deus não está surpreso com o seu estado emocional.

Deus deixou Jó tirar isso do peito dele. Era uma catarse, uma espécie de limpeza para que Jó pudesse se libertar e ser curado.

A resposta certa a uma tragédia inexplicável não é "sorrir e suportar" ou platitudes piedosas, mas honestamente dizer a Deus sua luta. Lamentações 2:19 diz: “Chore à noite. . . Derrame seu coração como água em oração ao Senhor ” (NCV).

Jó questionou as ações de Deus, mas ele nunca parou de confiar em Deus. Você sabia que confiar em Deus com seus sentimentos é um ato de adoração? “Jó levantou-se, rasgou o manto de luto e raspou a cabeça. Então ele caiu no chão e adorou ”(Jó 1:20 GW).

Continue. Expresse todos os seus sentimentos. Libere suas frustrações. Deus pode lidar com isso!

Converse sobre isso

• Como você  sente quando diz a um amigo próximo exatamente como se sente?

• Quando você se encontra questionando as ações de Deus, você continua confiando nEle, ou isso se torna uma luta?

• Que diferença existe entre extravasar suas frustrações para seu melhor amigo e liberá-las para Deus? Qual é o efeito?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é preciso para se manter verdadeiro

O que você deve fazer no sábado?

Perdoe porque Deus te perdoou