Não desista: Recuse-se a ser amargo

POR RICK WARREN - 24 DE MAIO DE 2018
“Nu eu vim do ventre de minha mãe",  [Jó] disse, “e não terei nada quando morrer. O Senhor me deu tudo o que eu tinha, e  eram dEle para os tirar. Bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isso Jó não pecou nem insultou a Deus ” (Jó 1: 21-22).
O luto faz parte da vida, mas você não pode deixar que um tempo de luto se transforme em um estilo de vida.
Em algum momento você tem que deixá-lo ir!
Há uma diferença entre o luto e o gemido, entre o choro e o ser maculado. Uma perda pode me tocar profundamente mas isso não significa que possa me definir. Uma perda faz parte da minha maturidade, mas não da minha identidade.
Notar que Deus lhe dá graça para passar pelo que você  está passando. Outras pessoas podem não ter a mesma medida de graça, então elas podem lhe dar maus conselhos!
“A esposa de [Jó] lhe disse: 'Você ainda está tentando manter sua integridade? Amaldiçoa  Deus e morra. Mas Jó respondeu: 'Você fala como uma mulher ímpia. Deveríamos aceitar apenas coisas boas da mão de Deus e nunca algo ruim? Assim, em tudo isto, Jó não disse nada errado ” (Jó 2: 9-10 NLT).
Jó recusou tornar-se amargo e ressentido. A amargura prolonga a dor. Não alivia; só a reforça. “Cuidado que não haja amargura entre vocês. . . isso causa problemas profundos, ferindo muitos em suas vidas espirituais ” (Hebreus 12:15, TLB).
Jó dá três passos para se refocar:
1. Tenha um coração correto. Isso significa que você perdoa... “Mas eu não posso perdoar!” Você diz. É por isso que você precisa de Jesus Cristo em sua vida; ele lhe dará a força para perdoar.
2. Estenda a mão para Deus. Peça-lhe para entrar em seu coração e curar essas feridas. Também ajudá-lo, dar-lhe força e poder para viver amanhã, a próxima semana, o próximo mês.
3. Enfrente o mundo novamente, firme e corajosamente. Muitas pessoas, quando estão feridas, retiram-se para uma concha. Eles dizem: "Eu nunca vou deixar ninguém me machucar de novo!" Eles se aposentam da vida. Jó diz para fazer exatamente o oposto: retomar sua vida; não se aposente. Volte para a vida!
Houve um final feliz para a vida de Jó. “O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó ainda mais do que ele abençoou no início ” (Jó 42:12). Jó passou por todo esse sofrimento, mas apesar disso, Deus abençoou a última parte da vida de Jó ainda mais do que a primeira.
Você não gostaria que o mesmo acontecesse em sua vida? Diga: “Deus, não me importa se tenho cinco ou cinquenta anos. Você abençoaria a última parte da minha vida mais do que a primeira parte?
A lição da vida de Jó é esta: não importa quem te machucou ou quanto tempo você ficou ferido ou quão profundamente você foi ferido. Deus pode tornar o restante  da sua vida na melhor parte se você estiver disposto a perdoar e deixar ir o ressentimento e liberar o que te agrediu e machucou.
Comente sobre isso
• Em luto, por que é mais fácil atrair pessoas amargas do que estar com pessoas que nos ajudarão a avançar?
• Como você experimentou ou observou os efeitos debilitantes do amargor?
• O que você quer que Deus o ajude a realizar no resto de sua vida? O que você precisa deixar para que Ele possa trabalhar plenamente em você e através de você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é preciso para se manter verdadeiro

O que você deve fazer no sábado?

Perdoe porque Deus te perdoou