Orando ao longo do dia


COMO ORAR AO LONGO DO DIA

 “Ore no Espírito [1] em todos os momentos [2] com todos os tipos de orações [3], pedindo por tudo que você precisa [4]. Para fazer isso, você deve estar sempre pronto [5] e nunca desistir [6]. E sempre ore por todo o povo de Deus [7].”  -  Efésios 6:18 (NCV)


[1] - O Espírito Santo vai te dirigir. Esteja sensível a Ele, não confundindo seus sentimentos com o que Ele coloca na sua mente.
[2] - Notar que em todo momento você pode se dirigir a Deus, Ele é seu Pai Amoroso (Aba). 
ATENÇÃO... se você sente que não está orando, é porque você não está orando o que você está sentindo
[3] - Não há uma maneira "correta" de se dirigir a Deus. O livro de Salmos mostra um sem número de orações cheias de emoção - clamor, encorajamento, celebração, conforto, esclarecimento, confissão e até reclamação! 
[4] - Não há limites de assunto para você falar com Deus. Se você está interessado em algo, Deus também está, ele é seu Pai! Notar que a preocupação não muda nada, mas a oração em fé muda tudo.
[5] - O hábito da oração espontânea é muito bom, mas Deus quer ter um tempo no lugar secreto. Tenha diariamente um lugar e um horário pré estabelecido.
[6] - Não desista, seja persistente na oração. No tempo certo Deus vai responder com o que é melhor para você.
[7] - Este é um mandamento e, em poucos minutos não dá para fazer isso. 
DICA... aquilo que você gostaria que orassem por você, ore pelos outros. 

DESENVOLVENDO 2 HÁBITOS
1.  Converse continuamente com Deus, da mesma maneira que você fala consigo mesmo 
“Ore em todas as ocasiões, como o Espírito direcionar.” - Efésios 6:18 (TEV)

“Nunca pare de orar! (Ore o tempo todo!).” - 1 Tessalonicenses 5:17 (GW)

2.  Planeje ter diariamente um tempo à sós com Deus no seu lugar secreto 
"Sete vezes por dia eu te louvo!"  -  Salmo 119: 164 (NIV)


UMA AGENDA DIÁRIA BASEADA NA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
(Há muita liturgia de oração mas esta é fácil de guardar pois todos conhecemos a oração dominical) 

1.   PELA MANHÃ AO LEVANTAR, AGRADEÇA   (GRATIDÃO)
Jesus disse: “... Seu Pai sabe o que você precisa antes de perguntar a Ele. Então, é assim que você deve orar: "Nosso Pai que está no Céu" ... - Mateus 6: 8-9

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Pai das luzes que está no céu... - Tiago 1:17

• Eu agradeço meu Pai, que está no céu, por seu consistente amor e me lembro das coisas mais "simples" que Ele me dá e faz...
  cama, cobertor, água corrente na pia, roupa, sapato, alimento, família, amigos, trabalho, igreja... 


NOTAR... está comprovado que a gratidão traz saúde mental, emocional e física
DICA... tenha uma lista de coisas para agradecer e também uma lista de músicas de gratidão    


2.   NO CAFÉ DA MANHÃ BENDIGA O NOME DO SENHOR   (LOUVOR)
"Santificado (respeitado e louvado) seja Seu nome..." - Mateus 6: 9B

“Todos os dias bendirei  o Teu nome e o louvarei para todo o sempre!” - Salmo 145: 2

• Eu "analiso e me familiarizo" com os nomes de Deus e também  reivindico as suas promessas. São quase 7000 promessas que, devido ao nome do Senhor, sempre tem o SIM

Deus diz  “EU SOU. . .
Aba  -  seu amoroso pai!
El Deah   -  seu deus que sabe tudo!
Jeová Rapha  -   seu Deus que te cura!
El Shaddai   -  Deus Todo Poderoso - com todo o poder que você precisa!

Escreva outros nomes que você já conheça
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________

“Aqueles que conhecem o seu nome confiam em Ti, pois Tu, Senhor, nunca abandona aqueles que verdadeiramente te buscam”.  -  Salmo 9:10

3.   PELA MEIO DA MANHÃ REVEJO O QUE É IMPORTANTE  (DEDICAÇÃO)
"Que venha o teu reino, e seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” - Mateus 6:10

• Eu me alinho com o  propósito e  o plano  de Deus para minha vida. 

DICA: pode ser que já pelo meio da manhã  você não sabe o que fazer (distraiu, perdeu o foco, prioridade foi embora)... A solução é ORAR (pode ser oração curta) e se alinhar com plano de Deus, e aí Ele vai te ajudar a cumprir a agenda CONJUNTA. 

"Se você busca primeiro o reino de Deus e Sua justiça, todas as outras coisas também serão dadas a você . - Mateus 6:33

4. NA HORA DO ALMOÇO EU FAÇO UMA LISTA DAS MINHAS NECESSIDADES (PETIÇÃO)
"Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia." - Mateus 6:11

• Eu peço por tudo (saúde, inteligência, sabedoria, casa nova, carro novo, etc.) que  eu preciso.
"Você pode pedir qualquer coisa em meu nome" - JESUS ​​em João: 13 (NLT)

• Eu peço o que as outras pessoas precisam (intercessão)
"Eu estaria pecando contra o Senhor se não orasse por vocês." - 1 Samuel 12:23


NOTAR: PÃO não quer dizer só o alimento... são todas as coisas

“Jesus tem o poder de Deus, pelo qual Ele nos dá tudo o que precisamos para viver [1] e servir a Deus [2]. Nós temos essas coisas porque nós O conhecemos. - 2 Pedro  1: 3 (NCV)


[1] aquilo que precisamos para VIVER no nosso dia a dia
[2] aquilo que precisamos para SERVIR adequadamente a Deus no nosso dia

5. NO MEIO DA TARDE PEÇO PERDÃO PELOS MEUS PECADOS  (CONFISSÃO)
"Perdoa-nos os nossos pecados assim como perdoamos aqueles que pecam contra nós."
Mateus 6:12

• Admito os meus pecados e eu perdoo aqueles que me frustraram e machucaram.

NOTAR: A culpa (coisas que fizemos contra os outros) e ressentimento (coisas que fizeram contra nós) só trazem males (doenças) para nossas vidas

DICA: não deixe o "lixo" (pecado) ficar acumulando, pois começa a cheirar mal. Peça para ser sondado pelo Espírito Santo e confesse todo pecado que Ele mostrar. Uma "máquina, motor" limpo funciona bem -melhor!

"Eu confessei meus pecados para Ti e não tentei escondê-los... Então Tu me perdoastes e  agora toda a minha culpa se foi!  -  Salmo 32: 5

6. NO FINAL DA TARDE ORE PARA FICAR MAIS ALERTA  (PROTEÇÃO)
“E não nos deixe cair em tentação, mas nos livre do mal”.  -  Mateus 6:13

NOTAR: No final da tarde, o cansaço, o estresse nos deixam mais vulneráveis

_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
 Escreva o Salmo 101:3
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
 Escreva 1 Coríntios 10:13

7. TERMINO O DIA COM BOAS PALAVRAS:  ENCORAJAMENTO, PROMESSAS, ...
(PALAVRA ABENÇOADORAS)

“Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre! Amem!"  - Mateus 6: 13C (NAS)

• Afinal eu já sei como as coisas vão terminar: CERTEZA DE VITÓRIA 



DICA: É o final do dia MAS não da sua história
DICA: O jornal e talk show nos deixam deprimidos, mas JESUS, a PALAVRA, nos dá descanso.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Escreva Provérbios 10:27
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Escreva o Salmo 4:8

Comentários

  1. A prática desta agenda diária com certeza aumentará nossa paixão por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, ou se estivermos necessitados, nos fará voltar ao primeiro amor.

    Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é preciso para se manter verdadeiro

O que você deve fazer no sábado?

Perdoe porque Deus te perdoou