Os problemas nos forçam a depender de Deus

POR RICK WARREN - 15 DE MAIO DE 2018

“Não fique perplexo ou surpreso quando você passar pelas provações de fogo, pois isso não é uma coisa estranha e incomum que vai acontecer com você”(1 Pedro 4:12).

Jesus nos avisou que teríamos problemas na vida. Ninguém está imune à dor ou isento do sofrimento, e ninguém na vida consegue andar de skate livre de problemas.

Mas o apóstolo Pedro nos assegura que os problemas são normais, dizendo: “Não fique perplexo ou surpreso quando você passar pelas provações de fogo, pois isso não é uma coisa estranha e incomum que vai acontecer com você” (1 Pedro 4 : 12 TLB). Deus usa esses problemas para aproximar você dele  mesmo. A Bíblia diz: “O Senhor está perto dos quebrantados de coração; ele resgata aqueles que estão com o espírito abatido” (Salmo 34:18 NLT).

Suas experiências mais profundas e íntimas de adoração provavelmente estarão em seus dias mais sombrios: quando seu coração estiver quebrado, quando você se sentir abandonado, quando estiver sem opções, quando a dor for grande - e quando você se volta para Deus na solidão . É durante o sofrimento que aprendemos a orar nossas orações mais autênticas, sinceras e honestas com Deus. Quando estamos com dor, não temos energia para orações superficiais.

Joni Eareckson Tada observa: “Quando a vida é rósea, podemos passar com o conhecimento de Jesus, imitando-o, citando-o e falando dele. Mas somente no sofrimento conheceremos a Jesus ”. Aprendemos coisas sobre Deus no sofrimento que não podemos aprender de outra maneira.

Deus poderia ter tirado José da prisão, mantido Daniel longe da cova dos leões, impedido Jeremias de ser lançado em um poço viscoso, impedido Paulo de ser o náufrago três vezes e impedido que os três jovens hebreus fossem jogados no forno ardente... mas ele não fez. Ele deixou esses problemas acontecerem e, como resultado,  cada uma dessas pessoas foi atraída para mais perto de Deus.

Problemas nos forçam a olhar para Deus e depender dele em vez de nós mesmos. Paulo testificou desse benefício: “Sentimos que estávamos fadados a morrer e vimos como éramos impotentes para nos ajudarmos; mas isso foi bom, pois então colocamos tudo nas mãos de Deus, o único que poderia nos salvar ” (2 Coríntios 1: 9). 

Você nunca saberá que Deus é tudo que você precisa até que Deus seja tudo o que você tem.

Converse sobre isso

● Como os problemas te forçaram a olhar para Deus e depender dele em vez de você mesmo?

● Qual é a verdade mais poderosa que você aprendeu com o sofrimento?

● Que história de sofrimento na Bíblia mais inspira e encoraja você, e por quê?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é preciso para se manter verdadeiro

O que você deve fazer no sábado?

Perdoe porque Deus te perdoou