Postagens

Mostrando postagens de maio, 2018

Você é aceito por Deus

Imagem
POR RICK WARREN - 31 DE MAIO DE 2018 “Mas vocês são um povo escolhido, um sacerdócio real, uma nação santa, a possessão especial de Deus, para que vocês possam  declarar as grandezas  daquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz”  (1 Pedro 2: 9) NVI. A maioria de nós passa a vida inteira tentando ganhar aceitação. Queremos ganhar aceitação de nossos pais, colegas, parceiros na vida, pessoas que respeitamos e até mesmo pessoas que invejamos. O desejo de ser aceito nos leva a fazer todo tipo de coisas. Pode influenciar o tipo de roupa que você veste, o tipo de carro que você dirige, o tipo de casa que você compra, até mesmo a carreira que você escolhe. Você concorda que as pessoas fazem as coisas mais loucas para serem aceitas? Lembre-se de que, quando criança, você queria tanto juntar-se à multidão se alguém dissesse a você: "Eu te desafio a fazer isso", e então você fez algo estúpido para ser aceito? Você fez isso porque o seu desejo de ser aceito ignorou o

O dom gratuito da salvação de Deus é oferecido a todos

Imagem
POR RICK WARREN - 30 DE MAIO DE 2018 “Deus diz que nos aceitará e nos absolverá - declarar-nos 'inocentes' - se confiarmos que Jesus Cristo irá tirar nossos pecados. E todos nós podemos ser salvos da mesma maneira, vindo a Cristo, não importando quem somos ou como temos sido ”  (Romanos 3:22, TLB). Há na Bíblia mais de 7.000 promessas  de Deus para você. Elas são como cheques em branco, apenas esperando por você para ser descontado. E com todas as promessas, há uma condição. Na promessa mais famosa da Bíblia, João 3:16, Jesus nos diz:  “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”   (NKJV). Deus promete que não vamos perecer  se  cremos nEle. O dom gratuito da salvação de Deus é oferecido a todos. Não importa sua religião ou antecedentes culturais. Jesus Cristo morreu por você. Como recebemos este presente? A Bíblia diz:  “Deus diz que nos aceitará e nos absolverá - declarar

Deus te faz novo

Imagem
POR RICK WARREN - 29 DE MAIO DE 2018 "Seu nome não será mais Jacó ... De agora em diante você será chamado Israel"  (Gênesis 32:28 NLT). Você não precisa continuar o mesmo! Na conversão, recebemos uma nova identidade. Veja Jacó no livro de Gênesis. Uma vez que Jacó confessa seu comportamento manipulador, Deus lhe dá uma nova identidade. Observe que três coisas acontecem: Deus dá a Jacó uma nova identidade (Gênesis 32:28).  Essencialmente, Deus diz: “Eu sei que você estragou tudo. Eu sei que você é conivente, mas eu vejo em você um príncipe. Sob todos os seus problemas emocionais, todas as suas inseguranças, todas as coisas que você não quer que ninguém mais conheça, eu vejo você como um príncipe. ”Hoje Deus está dizendo isso para você:“ Por baixo de todos os seus pecados e problemas, Eu vejo uma princesa, um príncipe. Você pode ser algo ótimo. Você pode ser como eu te fiz para ser. Deus abençoa Jacó / Israel (Gênesis 32:29).  No fundo, queremos desesperadamente a bênçã

O grande presente de Deus para a humanidade

Imagem
POR RICK WARREN - 28 DE MAIO DE 2018 “Por pura generosidade, Deus nos colocou em posição de justificado consigo mesmo. Um verdadeiro presente. Ele nos tirou da confusão em que estávamos e nos restaurou ao lugar onde Ele sempre quis que estivéssemos. E Ele fez isso por meio de Jesus Cristo. Ele sacrificou Jesus no altar do mundo para limpar o mundo do pecado ”  (Romanos 3: 24-25 A Mensagem). O maior presente que você já recebeu não foi comprado em uma loja. Nenhuma troca de dinheiro. Não foi nem embrulhado. Ainda custou tudo ao Doador. A Bíblia diz que Deus enviou seu Filho à terra para te dar o maior presente de todos os tempos. Ele veio à Terra para morrer e fazer você reconciliado com Deus. Romanos 3: 24–25 diz:  “Por pura generosidade, Deus nos colocou em posição de justificado consigo mesmo. Um verdadeiro presente. Ele nos tirou da confusão em que estávamos e nos restaurou ao lugar onde ele sempre quis que estivéssemos. E ele fez isso por meio de Jesus Cristo. Deus sacri

Permanecendo forte no amor extravagante de Deus

Imagem
POR RICK WARREN - 27 DE MAIO DE 2018 “Deus mostrou o quanto ele nos amou enviando seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter a vida eterna através dele. Isso é amor verdadeiro. . . ele enviou seu Filho como sacrifício para tirar os nossos pecados ”  (1 João 4: 9–10 NLT). Tudo na vida muda - relacionamentos, empregos, fama. Num minuto você se sente um herói; No minuto seguinte, você se sente como um zero à esquerda. Mas há uma coisa no universo que nunca mudará: o amor de Deus. Saber que Deus ainda te ama, não importa o que aconteça - seus fracassos, seu quebrantamento, seu pecado - te dá  uma base sólida na sua vida. Considere a expressão  “de tal maneira” que vai logo após  “ao mundo” no verso mais famoso da Bíblia, João 3:16. O versículo diz:  “Deus amou ao mundo de tal maneira. . . “   (NIV). Deus ama você com um amor extravagante e generoso que nunca pode ser tirado. Está além da compreensão. Ele te ama em seus dias bons e ruins. Ele te ama quando está chovendo e quando

Como manter seu entusiasmo

Imagem
POR RICK WARREN - 26 DE MAIO DE 2018 “Nunca seja remisso no zelo,  mas mantenha seu fervor espiritual, servindo ao Senhor. Alegre-se na esperança, seja paciente na aflição, fiel na oração ”  (Romanos 12: 11-12 NVI). Para alcançar seus objetivos, você precisa descobrir como manter seu entusiasmo a longo prazo. Ralph Waldo Emerson disse: "Nada de grande é realizado sem entusiasmo". Acredito nisso com todo o meu coração. Eu descobri que isso é verdade na minha vida. Você tem que ter paixão e entusiasmo, ou nunca chegará à linha de chegada. A maioria das pessoas me considera uma pessoa entusiasta e eu sou. Mas eu não sou uma pessoa entusiasta por uma semana ou um mês. Meu entusiasmo não diminuiu ao longo de um ano, cinco ou dez anos. Eu tenho sido consistentemente entusiasmado com os objetivos que estabeleci, isso já  por mais de 30 anos. Como se faz isso? Como você fica entusiasmado dia após dia, apesar dos atrasos, dificuldades, impasses,  problemas, pressões e críticas? 

Você tem o poder de dizer "não"

Imagem
POR RICK WARREN - 25 DE MAIO DE 2018 “Então, queridos irmãos, vocês não têm obrigação alguma para com a sua velha natureza pecaminosa para fazer o que ela lhes pede.”  (Romanos 8:12, TLB). Eu não sei a respeito de você, mas eu admito que havia muitas coisas para as quais eu não poderia dizer “não” antes do Espírito Santo entrar em minha vida. Eu queria dizer "não", mas não dizia. Realmente não importa como você os chama, mas todos nós temos compulsões, hábitos, luxúrias, impulsos, desejos ou atrações que nos fazem sentir como se não tivéssemos escolha a não ser fazê-las. Você simplesmente não pode se ajudar. Você simplesmente não consegue dizer "não". Mas se você já aceitou Jesus Cristo em sua vida,  pode  sim dizer “não”. Romanos 8: 9 diz:  “Você não é controlado por sua natureza pecaminosa. Você é controlado pelo Espírito se você tem o Espírito de Deus vivendo em você. (E lembre-se de que aqueles que não têm o Espírito de Cristo vivendo neles não pertencem a

Orando ao longo do dia

COMO ORAR AO LONGO DO DIA   “Ore no Espírito [1] em todos os momentos [2] com todos os tipos de orações [3] , pedindo por tudo que você precisa [4] . Para fazer isso, você deve estar sempre pronto  [5]  e nunca desistir  [6] . E sempre ore por todo o povo de Deus  [7] .”   -  Efésios 6:18 (NCV) [1] - O Espírito Santo vai te dirigir. Esteja sensível a Ele, não confundindo seus sentimentos com o que Ele coloca na sua mente. [2] - Notar que em todo momento você pode se dirigir a Deus, Ele é seu Pai Amoroso (Aba).  ATENÇÃO ... se você sente que não está orando, é porque você não está orando o que você está sentindo [3] - Não há uma maneira "correta" de se dirigir a Deus. O livro de Salmos mostra um sem número de orações cheias de emoção - clamor, encorajamento, celebração, conforto, esclarecimento, confissão e até reclamação!  [4] - Não há limites de assunto para você falar com Deus. Se você está interessado em algo, Deus também está, ele é seu Pai! Notar que a

Não desista: Recuse-se a ser amargo

Imagem
POR RICK WARREN - 24 DE MAIO DE 2018 “Nu eu vim do ventre de minha mãe",  [Jó] disse, “e não terei nada quando morrer. O Senhor me deu tudo o que eu tinha, e  eram dEle para os tirar. Bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isso Jó não pecou nem insultou a Deus ”  (Jó 1: 21-22). O luto faz parte da vida, mas você não pode deixar que um tempo de luto se transforme em um estilo de vida. Em algum momento você tem que deixá-lo ir! Há uma diferença entre o luto e o gemido, entre o choro e o ser maculado. Uma perda pode me tocar profundamente mas isso não significa que possa me definir. Uma perda faz parte da minha maturidade, mas não da minha identidade. Notar que Deus lhe dá graça para passar pelo que você  está passando. Outras pessoas podem não ter a mesma medida de graça, então elas podem lhe dar maus conselhos! “A esposa de [Jó] lhe disse: 'Você ainda está tentando manter sua integridade? Amaldiçoa  Deus e morra. Mas Jó respondeu: 'Você fala como uma mulher í

Não desista: aceite a ajuda de outros

Imagem
POR RICK WARREN - 23 DE MAIO DE 2018 “Quando pessoas desesperadas desistem do Deus Todo-Poderoso, seus amigos, pelo menos, devem ficar com eles”  (Jó 06:14).  Quando temos uma perda ou desapontamento, a reação natural é nos afastarmos dos outros. Esta é uma má ideia! Deus não quer que você tente lidar com a dor, a perda ou o estresse sozinho. A Bíblia diz:  "Quando as pessoas desesperadas desistem do Deus Todo-Poderoso, seus amigos, pelo menos, devem ficar com eles"  (Jó 06:14 A Mensagem). Deus nos ordena a carregar os fardos uns dos outros! Somos instruídos a  “encorajar uns aos outros e edificar uns aos outros”  (1 Tessalonicenses 5:11 NVI). Cada um de nós terá dificuldades e dor. A dor é o grande equalizador. Não importa se você é rico ou pobre, velho ou jovem. Cada um de nós enfrentará problemas. É por isso que as CÉLULAS são tão importantes. A Bíblia diz:  “Ajudando-se uns aos outros com os seus problemas, você realmente obedece à lei de Cristo”  (Gálatas 6:

Não desista: diga a Deus exatamente como você se sente

Imagem
POR RICK WARREN - 22 DE MAIO DE 2018 “Eu não posso ficar quieto! Estou com raiva e amargo. Eu tenho que falar ”  (Jó 7:11 GNT). Deus pode lidar com suas emoções - afinal de contas Ele as deu para você! Ele pode lidar com sua raiva, questionamentos, medo, dúvidas, tristeza e até mesmo suas queixas. Seja honesto; diga a Deus. Tire isso dos seus ombros. Derrame suas entranhas! Diga a Deus exatamente como você se sente: “Deus, eu estou ferido!” Isso é exatamente o que Jó fez. Jó foi brutalmente honesto com Deus:  “Não posso ficar quieto! Estou com raiva e amargo. Eu tenho que falar ”  (Jó 7:11 GNT). Ele continuou a descarregar nos versos seguintes:  “Por que você me mantém sob guarda? Você acha que eu sou um monstro marinho? Deito-me e tento descansar; Eu procuro alívio da minha dor. Mas você - você me apavora com sonhos; você me envia visões e pesadelos até que eu prefira ser estrangulado a viver neste corpo miserável. Desisto; Estou cansado de viver. Me deixe em paz. Minha vida não f

É só uma questão de confiança

Imagem
POR RICK WARREN - 21 DE MAIO DE 2018 “Confie em mim nos seus momentos de angústia, e eu te  salvarei  , e você me dará glória”  (Salmos 50:15 NLT). Quando eu pergunto às pessoas o que as impede de confiar em Deus, elas às vezes dizem: “Bem, eu não vi quem está do outro lado, então eu não vou confiar nele.” No entanto, elas confiam o tempo todo em coisas que elas não podem ver. Não podemos ver as ondas de televisão ou ondas de rádio, mas assistimos TV e ouvimos rádio. Não podemos ver ondas de celular, mas usamos nossos telefones todos os dias sem pensar. Isso se chama confiança seletiva. Nós confiamos no que queremos confiar. E você? Você está disposto a confiar NAQUELE  que não é visto, mas é mais confiável e mais constante do que qualquer tecnologia que esse mundo possa ter criado? Você está disposto a confiar sua vida a Ele? Se você está disposto, eu te encorajo a fazer esta oração: “Querido Deus, perdoe-me pelo meu orgulho e por pensar que não preciso de você em minha vida. 

Quando você chamar a Deus, ele vai responder

Imagem
POR RICK WARREN - 20 DE MAIO DE 2018 “Quem invocar o nome do Senhor será salvo”  (Romanos 10:13, TLB). Você está em uma situação em sua vida em que você precisa ser resgatado? Você está pronto para pedir ajuda? Não é preciso um telefone especial ou um sinal de fumaça. Tudo o que você precisa fazer é pedir e Jesus irá resgatá-lo. Você pode pedir a ele para resgatá-lo em qualquer área da sua vida: um relacionamento, uma situação financeira, um problema de saúde, qualquer coisa. Mas você tem que pedir. No Salmo 91:15, Deus diz:  “Quando eles invocarem a mim, eu responderei; Eu estarei com eles quando em apuros. Eu vou resgatá-los e honrá-los”  (NLT).  Isso não é só conversa, porque Deus não mente. Seria contrário ao seu caráter, porque ele é a verdade total. Note que Deus diz que você tem que fazer a sua parte e então ele fará a parte dele. Você chama e ele responde. É isso aí. Apenas invoque o nome do Senhor. E o nome do Senhor é Jesus. É vital entender que em qualquer operação de

Você não pode ser seu próprio salvador

Imagem
POR RICK WARREN - 19 DE MAIO DE 2018 “Jesus Cristo nos resgatou. . . oferecendo-se como sacrifício pelos nossos pecados. O plano de Deus é que todos nós experimentemos esse resgate ”  (Gálatas 1: 4 A Mensagem). Davi foi um dos maiores reis de Israel - poderoso, inteligente e rico. Ele poderia ter qualquer coisa que quisesse, mas ele realmente entendeu que não era capaz de salvar-se . Apenas uma pessoa poderia resgatá-lo:  “Fico em silêncio diante do Senhor, esperando que Ele me resgate. Pois a salvação vem somente dele ”  (Salmo 62: 1, TLB). É impossível fazer do nosso jeito, comprar nosso caminho ou conquistar nosso caminho para o céu. Quando se trata de salvação, somos incapazes de nos salvar. O governo não pode nos salvar. Nossa popularidade não pode nos salvar. Nosso nível de sucesso não pode nos salvar. “  Não há algo como auto-resgate, levantando-se por seus próprios esforços. O custo do resgate está muito além de nossos recursos ” (Salmo 49: 7-8 A Mensagem). Se você não pre

Enviando um SOS

Imagem
POR RICK WARREN - 18 DE MAIO DE 2018 “Estou em apuros. Corra em meu auxílio, pois só você [Deus] pode ajudar e salvar-me ”  (Salmo 70: 5, TLB). Alguma vez você já se meteu em confusão tal que teve que reconhecer que não havia como sair dela por conta própria? Ou estava com o carro preso na lama ou ficado tão perdido que você nem sabia onde  estava? Ah, você precisava de um resgatador. Mas quão fácil foi para você pedir ajuda? A Bíblia está cheia de situações em que as pessoas precisavam ser resgatadas - Adão e Eva, José, Moisés, Jonas, o povo de Israel. Todos precisavam de um resgatador, um salvador. Mas nem todos acharam tão fácil pedir ajuda. Por quê? Orgulho. É difícil admitir que precisamos da ajuda de outra pessoa. Isso porque as pessoas podem pensar que somos fracos ou tolos ou, de alguma forma, menos perfeitos do que a imagem que gostamos de projetar. Mas a Bíblia diz que Deus está pronto para  “resgatar os humildes”  (Salmo 18:27 NLT). Jesus é o salvador supremo. Ele vei

Deus se alegra em você

Imagem
POR RICK WARREN - 17 DE MAIO DE 2018 "Eu sou uma bagunça. Eu não sou nada e não tenho nada; faça algo de mim. Você [Deus] pode fazer isso; você tem o que é preciso ”  (Salmo 40:17 A Mensagem). Muitas pessoas têm medo de confiar suas vidas a Jesus porque acham que isso significa que Ele vai estreitá-la. Ele vai prejudicar seu estilo e restringir sua vida com muitas regras e restrições. Mas quando Cristo entra em sua vida, acontece exatamente o oposto. Em vez de tornar sua vida mais religiosa, ele a torna mais viva. Ele faz você mais plenamente humano e capaz de experimentar a vida que você deveria viver. Ele expande seus horizontes e lhe dá a capacidade de ver coisas que você nunca viu antes. Você pode estar vivendo uma boa vida agora, mas Deus quer lhe oferecer uma vida melhor. A Bíblia diz:  “Ele me levou para um lugar espaçoso; ele me resgatou porque se deleitou em mim ”  (Salmos 18:19). Deus expande as possibilidades de sua vida porque ele se deleita em você. El

O CÉU tem uma linha direta de emergência de 24 horas

Imagem
POR RICK WARREN - 16 DE MAIO DE 2018 “Confie em mim nos seus momentos de angústia, e eu te  salvarei  , e você me dará glória”  (Salmos 50:15 NLT). Deus quer que você peça ajuda a Ele quando estiver com problemas. Ele diz:  “Invoca-me em tempos difíceis. Eu te  salvarei  , e tu me  honrarás  ”  (Salmos 50:15 GW). Eu chamo isso de oração "microondas" porque é rápido e direto ao ponto: ajuda! SOS! Socorro! Por exemplo, quando a tentação ataca e você não tem tempo para uma longa conversa com Deus, simplesmente grite! Davi, Daniel, Pedro, Paulo e inúmeros outros oraram este tipo de oração instantânea por ajuda em problemas. A Bíblia garante que o nosso clamor por ajuda será ouvido porque Jesus está  atento à nossa luta. Ele enfrentou os mesmos tipos de problemas que temos hoje. Ele  “entende as nossas fraquezas, porque enfrentou todas as mesmas tentações que nós, mas não pecou”  (Hebreus 4:15 NLT). Se Deus está esperando para nos ajudar, por que não nos voltamos para Ele co

Os problemas nos forçam a depender de Deus

Imagem
POR RICK WARREN - 15 DE MAIO DE 2018 “Não fique perplexo ou surpreso quando você passar pelas provações de fogo, pois isso não é uma coisa estranha e incomum que vai acontecer com você” (1 Pedro 4:12). Jesus nos avisou que teríamos problemas na vida. Ninguém está imune à dor ou isento do sofrimento, e ninguém na vida consegue andar de skate livre de problemas. Mas o apóstolo Pedro nos assegura que os problemas são normais, dizendo:  “Não fique perplexo ou surpreso quando você passar pelas provações de fogo, pois isso não é uma coisa estranha e incomum que vai acontecer com você”  (1 Pedro 4 : 12 TLB). Deus usa esses problemas para aproximar você dele  mesmo. A Bíblia diz:  “O Senhor está perto dos quebrantados de coração; ele resgata aqueles que estão com o espírito abatido”  (Salmo 34:18 NLT). Suas experiências mais profundas e íntimas de adoração provavelmente estarão em seus dias mais sombrios: quando seu coração estiver quebrado, quando você se sentir abandonado, quando estive

Quatro passos para ajudar você parar de se preocupar

Imagem
POR RICK WARREN - 14 DE MAIO DE 2018 "Entregue todas as suas preocupações e cuidados a Deus, pois ele se importa com você"  (1 Pedro 5: 7 NLT). É preciso mais do que força de vontade para parar de se preocupar.  Você já sabe disso, porque você já tentou.  Você já pensou: "Eu não deveria me preocupar com isso", mas você continua se preocupando com isso. Vai ser necessário mais do que a sua força de vontade para parar de se preocupar.  Vai ser necessário  quatro coisas: 1. Você tem que conhecer a Deus. Jesus diz em Mateus 6:32:  “As pessoas que não conhecem a Deus e o modo como ele trabalha se agitam sobre essas coisas”  (A Mensagem).  Se você não tem um relacionamento com Deus, você tem todos os motivos para se preocupar.  Você tem que conhecer a Deus!  Como cristão, você tem um Pai celestial que prometeu cuidar de você.  Você é filho de Deus e os filhos recebem privilégios especiais.  Quando você se preocupa, Deus diz: “Você é meu filho.  Por qu

Quatro razões pelas quais você não deve se preocupar

Imagem
POR RICK WARREN - 13 DE MAIO DE 2018 “Não se preocupe com a sua vida, o que você vai comer ou beber; ou sobre o seu corpo, o que você vai usar. Não é a vida mais do que alimento, e o corpo mais do que roupas? ”  (Mateus 6:25 NVI). A preocupação é essencialmente uma questão de controle. Estar tentando controlar o incontrolável. Não podemos controlar a economia, então nos preocupamos com a economia. Não podemos controlar nossos filhos, então nos preocupamos com nossos filhos. Não podemos controlar o futuro, então nos preocupamos com o futuro. Mas a preocupação nunca resolve nada! É como trocar seis por meia dúzia. Em seu Sermão da Montanha, Jesus dá quatro razões pelas quais você não precisa se preocupar com as coisas. 1. Preocupação não é razoável. Mateus 6:25 diz:  “Não se preocupe com a sua vida, o que você vai comer ou beber; ou sobre o seu corpo, o que você vai usar. Não é a vida mais do que comida, e o corpo mais do que roupas? ”  (NVI). Jesus está dizendo que, se não vai du

Por que continuar orando quando não há resposta?

Imagem
POR RICK WARREN - 12 DE MAIO DE 2018 "Permaneça alerta e seja persistente em suas orações"  (Efésios 6:18 NLT).  Por que você deve permanecer persistente em suas orações quando não recebe uma resposta? Aqui estão quatro razões. A oração persistente concentra sua atenção.  Quando você ora um pedido de oração repetidamente, não é para lembrar a Deus. Ele não precisa ser lembrado! É lembrar a si mesmo que Deus é a fonte de sua resposta e todas as suas necessidades. Se cada oração que você orasse fosse instantaneamente respondida, duas coisas aconteceriam.  Primeiro, a oração realmente começa a machucá-lo, porque às vezes oramos por coisas que não são da vontade de Deus, ou cometemos erros porque vemos com uma perspectiva limitada.  Segundo, você nunca desenvolveria um relacionamento profundo com Deus, porque ele se tornaria apenas uma máquina de venda automática. Se toda vez que você orar, você instantaneamente obter resultados, tudo o que você pensa é a bênção. Deus quer

Por que eu não deixo Deus assumir o controle?

Imagem
POR RICK WARREN - 11 DE MAIO DE 2018 “Não permita que o pecado controle o modo como você vive;  não ceda a desejos pecaminosos.  .  .  .  Em vez disso, entregue-se completamente a Deus, pois você estava morto, mas agora você tem uma nova vida.  Portanto, use todo o seu corpo como instrumento para fazer o que é certo para a glória de Deus ”  (Romanos 6: 12-13 NLT). Todos os dias você é controlado por alguma coisa.  Você pode ser controlado pelo seu ego ou pelas expectativas de outras pessoas.  Você pode ser controlado pelo medo, culpa, ressentimento ou amargura.  Você pode ser controlado por uma substância ou um hábito.  Mas você é controlado por algo todos os dias. A liberdade vem quando você escolhe o que vai te controlar.  Quando você escolhe Jesus Cristo para estar no controle de sua vida, quando você é dominado pelo Mestre, você pode dominar todo o resto.  Se Deus não é o número um em sua vida, outra coisa é, e isso o controlará em um grau negativo.  Quando Cristo está no